18/11/2019 18:14
  • Semdes participa de Congresso Brasileiro sobre Saúde Mental e Dependência Química
Divulgação

A Secretaria Municipal de Segurança Pública e Defesa Social (Semdes) participou do V Congresso Brasileiro sobre Saúde Mental e Dependência Química realizado de 14 a 16 deste mês, em João Pessoa. As técnicas do Núcleo de Apoio ao Servidor da Guarda Municipal do Natal (Nasgam) e do setor de Políticas Públicas de Álcool e outras Drogas da pasta de projetos específicos da Semdes acompanharam os debates no intuito de atualizar e aperfeiçoar as informações sobre a temática.

O congresso foi presidido pela coordenadora do Grupo de Pesquisa em Saúde Mental e Dependência Química, vinculado ao Curso de Psicologia e a Pós-graduação em Psicologia Social da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Drª Silvana Maciel. O tema abordado foi “Refletindo sobre direitos e possibilidades terapêuticas” comportando uma configuração do desenvolvimento de quatro eixos para palestras, mesas redondas e apresentação de trabalhos, envolvendo prevenção e tratamento, políticas públicas, neurociências e intervenções na clínica ampliada.

Nos dois primeiros dias do Congresso, os participantes acompanharam a palestras sobre “Os efeitos sensoriais e cognitivos do álcool”; “Síndrome de Burnout quando trabalhar com gente adoece”; “Reflexões sobre avaliação e a intervenção para o controle do uso abusivo de drogas”; “Fatos relacionados ao consumo de drogas por adolescentes”; e “Uso indevido de substâncias psicoativas por infantojuvenis: vulnerabilidade e desafios”.

As informações coletadas pelas técnicas Celansia Silva, Cícera Michely, e pela coordenadora da Nasgam, Fátima Miranda, vão servir para a melhoria do Plano Municipal de Políticas Públicas sobre Álcool e outras Drogas, como também nas atividades de atendimento psicossocial realizadas pelo Nasgam junto aos integrantes da Guarda Municipal do Natal (GMN).

A primeira edição do Congresso Brasileiro sobre Saúde Mental e Dependência Química foi realizado no ano de 2013, seguido pelos desenvolvidos nos anos 2014, 2015 e 2017.

...